Grande Aposta

Prognóstico – M. Grizzlies @ SA Spurs (NBA)

 Prognóstico para a NBA – Final de Conferência
Memphis Grizzlies @ San Antonio Spurs
19 de Maio, 2013 pelas 20:30

A equipa dos Memphis é para mim uma das grandes surpresas neste playoff, arrancando de um “modesto” 5º lugar na conferência Oeste para a final da conferência. Começaram por na primeira ronda bater os Clippers, o que já de si se torna numa surpresa bastante grande até porque os Clippers pareciam bem mais fortes e motivados que esta equipa de Memphis. Na segunda ronda tiveram a “sorte” de ter calhado com uns Thunder já sem R. Westbrook que se lesionou num dos últimos jogos da primeira ronda frente à equipa de Houston, mas independentemente disso os Grizzlies mostraram grade personalidade quer em casa, quer fora e “correram” com os Thunder, que eram candidatos ao título por expressivos 4-1. A equipa dos Memphis é uma equipa muito completa, com jogadores de destaque em praticamente todas as posições do campo, e sem nenhuma grande estrala, é a sua grande capacidade colectiva que torna esta equipa numa das boas equipas da Liga e que sem duvida causará grandes problemas à equipa dos SPURS.

Uma das grandes armas da equipa de Memphis é sem dúvida o seu jogo interior, com Gasol e Z. Randolph que fizeram uma época bastante consistente e aparecem nesta fase decisiva bastante motivados e concentrados, sendo um autêntico pesadelo para as equipas adversárias não só pelas suas capacidades ofensivas, mas também defensivas. São também uma equipa bastante bem liderada pelos seus bases T. Allen e M. Conley que são muito diferentes, um é mais importantes por aquilo que joga e o outro por aquilo que faz a sua equipa jogar, no entanto esta é uma formula que tem resultado bem, e são dois jogadores que começam a entender-se bem dentro do campo, e complementam-se quase na perfeição.

Cinco inicial provável: T. Prince; Z. Randolph; M. Gasol; T. Allen; M. Conley

A equipa dos SPURS está a fazer uma época bem ao seu estilo, e nesta terminou a fase regular no 2º lugar da conferência Oeste atrás da equipa de Oklahoma. A equipa dos SPURS é uma equipa muito experiente com jogadores com muitos anos desta Liga e em conjunto com o seu treinador, também ele muito experiente, que conhece muito bem os seus jogadores, particularmente as principais figuras da equipa, já que grande parte, ou mesmo a totalidade das suas carreiras foi feita na equipa dos SPURS e sob a batuta deste mesmo treinador. Assim sendo, e mesmo com os anos a passar sobre estes jogadores, que já não caminham para novos, eles conseguem compensar a falta de juventude com uma grande experiência e um grande conhecimento uns dos outros.

Na minha opinião a grande arma da equipa dos SPURS é sem dúvida a capacidade dos seus jogadores interiores com T. Duncan que tem nessa zona o papel principal e é ele a grande referência da equipa no ataque, mas também o brasileiro Tiago Splitter que está a fazer a melhor época desde que chegou à NBA, e tem conseguido impor o seu valor e é nesta altura peça também fundamental quer na defesa quer no ataque. Esta dupla prova que mais uma vez a grande arma dos SPURS é o conhecimento que os jogadores têm uns dos outros, já que quanto mais tempo jogam juntos maior é o entrosamento e melhor o rendimento de ambos.
Os restantes destaques individuais são o experiente extremo M. Ginobili que tem uma grande capacidade de lançamento e de decidir jogos com os últimos lançamentos (e já o fez neste playoff) , e o jovem extremo K. Leonard que está ele também cada vez mais entrosado com a equipa e cada vez com um papel mais importante na mesma sobretudo nas tarefas defensivas.

Por fim falar ainda daquele que na minha opinião é um dos melhores bases da Liga. T. Parker que joga e faz jogar a equipa como muito poucos o fazem e é sempre um quebra-cabeças para os adversários. É mais um que faz jus àquele que parece ser o lema desta equipa: “Quanto mais velho melhor”.

Cinco inicial provável: K. Leonard; T. Duncan; T. Splitter; D. Green; T. Parker

Prognósticos NBA

Conclusão
Para hoje espero um jogo bastante equilibrado com duas equipas à procura da vitória, mas com um ligeiro ascendente para a equipa dos SPURS que joga em casa e tem a meu ver um banco mais bem preparado e com mais soluções que a equipa de Memphis, o que numa altura em que as equipas já levam mais de 10 jogos em um mês começa a pesar cada vez mais.

Espero um duelo bastante interessante nas zonas próximas do cesto, já que essa é uma arma muito importante das duas equipas. Sobretudo entre M. Gasol e Duncan que são jogadores algo “parecidos” e os dois muito bons quer defensiva quer ofensivamente. No outro duelo interior penso que Randolph pode levar alguma vantagem sobre Splitter principalmente pela sua maior diversidade de movimentos e pela capacidade que também tem de jogar um pouco mais afastado do cesto.

Nas zonas mais longe do cesto (bases, extremos) penso que os SPURS terão alguma vantagem não só na experiência da dupla Parker e Ginobili que estão mais que habituados a este tipo de jogos e a esta pressão de estar na final da conferência, mas também pela irreverencia e juventude de Leonard com as suas fortes penetrações para o cesto quer para finalizar ou para assistir aos jogadores interiores.

De notar ainda que durante a fase regular houve 4 confrontos entre estas duas equipas e que existe uma igualdade total em termos de vitórias/derrotas com duas para cada lado, mas certo é que os SPURS venceram os dois jogos que disputaram no seu pavilhão como é o caso do jogo desta noite.

 

Prognóstico: San Antonio Spurs -4.5 a 1.90 @ Bet365

Sobre o Autor

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e membro da equipa de Prognósticos do Grande Aposta. Praticante e apaixonado por Basquetebol desde os 11 anos, tendo descoberto nas apostas online um hobbie onde põe à prova toda a sua experiência e conhecimento no desporto.

Deixe o Seu Comentário